Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Alunos, professores, funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estão em festa. A instituição está comemorando 50 anos de atividades. A data será celebrada neste sábado, com um jantar para convidados e comunidade escolar. Em cinco décadas, a instituição se tornou referência na zona norte de Santa Maria, tanto pela qualidade da educação quanto pelos projetos que desenvolve em sala de aula e junto à comunidade.
Em gincanas solidárias, escolas arrecadam doações para entidades de Santa Maria
A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi fundada em 1968, quando a prefeitura ocupou a estrutura para o funcionamento do Curso Ginasial - em 1945, a escola foi fundada com o nome Pão dos Pobres. Hoje, a instituição atende 420 estudantes, tendo seu corpo docente composto por 28 professores, além de cinco funcionários.
Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria)
Nos últimos dias, diversas atividades mobilizaram alunos, professores e funcionários para comemorar o aniversário
Para qualificar ainda mais o ensino, a escola fechou parcerias importantes com outras instituições, como com o curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN), para o desenvolvimento de dinâmicas e acolhimento, com os estudantes da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), sobre higiene corporal, com acadêmicos dos cursos de Matemática, História e Pedagogia da UFN e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para reforço escolar, além de órgãos municipais e outras instituições.
Fames está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação
Um dos projetos de maior importância - internacionalmente reconhecido pelo Programa das Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco) - é o "Educação para os Direitos Humanos, a Sustentabilidade e a Cultura da Paz", em parceria com a Fisma. A certificação do projeto será entregue aos professores dos dias 12 a 14 de setembro, em Salvador, quando a escola poderá, oficialmente, usar o selo da PEA-Unesco.
A vice-diretora, Eliane Zenir Correa de Moraes, destaca outras iniciativas da escola, como o Projeto de Cinoterapia, com cachorros para crianças com deficiência, e o Esporte na Escola, que incentiva a prática do esporte e já colocou os estudantes nos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma) neste ano.